Olá pessoal!
Primeiramente, gostaria de informar que eu AMO sereias, desde pequena! Mas embora eu seja fascinada por elas, não significa que eu vá necessariamente gostar de qualquer livro com sereias, principalmente um YA. Eu achei que o livro ia ser bobo, mas achei a sinopse bem interessante e resolvi tentar. Quando vi, já tinha lido 20% do livro e notei que eu estava curtindo e que iria continuar a leitura.
Terminei hoje e eu adorei o livro, muito bom mesmo! :) A personagem principal não me fez ficar com raiva, tipo "sua burra, por que você está fazendo isso!?" como a maioria das moçinhas resolvem se comportar...A Kahlen na verdade foi uma ótima personagem, sempre tentando agir da melhor forma possível, que não magoe ninguém e não pensando apenas em si mesma.
O Akinli não gostei muito, achei meio chato o menino ficar sempre resaltando o que ele não era bom. Você não chega pra uma menina e fica falando "caramba, eu estou louco para comer seu bolo, pois sou um desastre na cozinha", "ah, não acho que eu vá conseguir fazer um ovo, pois eu sou um desastre como cozinheiro" ou "caramba, já que não consigo nem fazer um ovo, vou guardar uns saquinhos de miojo para nós, já que sou um desastre cozinhando", sério, achei isso ridiculo e nada, NADA MEIGO! O muleque não era bom em nada caramba ¬_¬" não sabia o que queria cursar na facul, não sabia cozinhar, muito indeciso pro meu gosto. Embora ele seja um rapaz bom, honesto e sinceiro, achei esse lado pessimista dele muito cansativo, mas mesmo assim, torci muito por ele e a Kahlen, pois a autora conseguiu me fazer acreditar que eram feitos um para o outro.
As irmãs da Kahlen também não tive nada contra elas, a Padma era meio monguinha, maria vai com as outras, mas da para entender, a garota passou uma eternidade sofrendo e "vivendo" uma "vida" de lixo com os pais dela, nunca teve contato com amor e amizade de verdade, então é óbvio que ela iria querer imitar as outras meninas e tentar viver como uma menina deveria viver. Achei a amizade das meninas bem legal, porque ninguém tinha inveja uma da outra, queriam sempre se ajudar. Mas não achei esse o ponto mais legal da história também.
O que mais me conquistou foi realmente o romance do casal. Eu gosto de romances, não de frescura. O romance é realmente bem dramatico e não fresco. É um romance triste e muitos podem achar meio meloso, mas não! É um amor impossível, com muitas barreiras! Mas é um amor real e tocante. A Kahlen viveu 80 anos + os anos que não era sereia em conhecer nenhum rapaz, e então conhece um que a ve não pela beleza, mas pela simples curiosidade do mistério que ela exala. Ela é uma menina quieta, calma, na dela e o Akinli quis se aproximar dela e achou ela bem interessante, mas nunca ligando muito para a beleza dela, ele só falou uma vez que achava ela bonita e foi porque ela mandou uma foto dela para ele. Sabendo disso, e sendo respeitada por não poder falar, é claro que não tem como não se apaixonar e se sentir amada por um cara desses. Ele realmente foi muito receptivo e a aceitou. Eu realmente queria saber como ela iria resolver para ficar com ele no final :).
Embora o livro seja muito fofo, meigo e divertido, me fazendo querer ler cada vez mais, o livro tem muitas falhas, que embora sejam falhas grandes na minha opinião, ainda não fez o livro perder seu mérito. O livro é FOFO, DIVERTIDO e BONITO. A autora não soube esclarecer algumas coisas no livro e que acho que se tivesse, teria deixado o livro mais RICO.
1. A Água é sempre dita por Kahlen como não humana, ela não entende os sentimentos humanos, mas para mim, ele pareceu bastante humana. Ela sentia ciúme, raiva, tristeza e fome. Ela tinha uma explicação para tudo o que ela sentia, para mim ela era humana sim e acho que ficou um tanto esquisito, pois queria a Água um pouco mais misteriosa.
2. As meninas só poderiam ter contato com a água se estivesse nela ou muitoooooo perto dela, então, porque elas não poderia escrever num pedaço de papel e falar quem elas eram para os outros? Acho que seria mais fácil escrever para o Akinli o que ela era e esclarecer tudo e a água não saberia. A água tem como ler seus pensamentos, mas se Kahlen não pensasse nisso, ela não iria saber, assim como ela tentava não pensar em Akinli para a Água não descobrir.
3. Por que a água precisa de sereias para se alimentar de humanos? Ela não pode fazer isso sozinha não? Se ela mesma consegue matar por que precisa dos outros pra isso!? Isso para mim foi uma falha enorme! =/
4. Como as meninas obtiam tanto dinheiro!? Elas roubavam? Não falou...
5. Como elas se comunicavam se eram de países diferentes? Uma era do Japão, outra da Suécia, uma dos EUA e outra até da Índia!? Não gosto de ter que ficar pensando em uma teoria para isso, faz o livro se tornar fraco.
Enfim, tendo essas 5 falhas, eu me senti realmente desconfortável em alguns momentos, porque eu queria uma explicação e não tinha, mas como eu estava gostando tanto da historinha da Kahlen e do Akinli eu deixei meio de lado isso, mas eu teria dado 5 estrelas se houvesse as explicações. Uma pena mesmo! Seriam informações interessantes, deixando a história menos alcançável para o leitor. Fazendo com que o leitor se sentisse mais perto desta fantasia.
Enfim! Eu recomendo o livro sim, mas leia tendo em mente essas falhazinhas, ok? :) É um livro fofo, para quem gosta de romances e drama! Adorei =D